Projetos Educacionais e TIC

image_pdfimage_print

Desenvolvimento de Projetos Educacionais com Utilização de  TIC

Aliar a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) com o desenvolvimento de Projetos Educacionais, é o grande desafio de todas as instituições de ensino e profissionais da Educação.

A grande maioria dos alunos que hoje frequentam os bancos escolares já nasceu na era digital, a utilização de recursos tecnológicos é vista, por eles, como algo perfeitamente natural e eles se sentem totalmente integrados a essa realidade, fato que nem sempre é tão verdadeiro aos seus professores, tendo em vista que muitos dos que hoje atuam na área educacional, ao contrário dos seus alunos, não nasceram na era digital, mas estão se esforçando para se adaptar a ela.

Diante dessa situação, buscar formas de integrar as ferramentas tecnológicas ao processo educacional, se constitui num grande desafio, pois a falta de conhecimento gera resistência, que por sua vez, vai gerar, naturalmente, o desinteresse por parte dos alunos, que não se sentirão à vontade com as práticas adotadas pelo professor.

Já o professor, por não dominar a tecnologia, pode deixar de lado uma grande aliada no processo educacional. Muitos professores tentam coibir o uso da tecnologia, mas essa é uma prática sem sucesso, pois ela já faz parte da vida dos jovens e, tendo em vista que não é possível proibir, por que não então tirar proveito dessa ferramenta?

É chegado o momento de superar a tecnofobia, ou o medo da tecnologia, e trazer essa ferramenta cada vez mais para dentro da sala de aula, não como substituta ao professor, mas como uma ótima ferramenta de auxílio ao longo de todo o processo. Mas chegar nesse ponto demanda esforço, aprendizado e o desenvolvimento de um projeto que envolva tanto a tecnologia quanto as práticas pedagógicas, esforço esse que não é nada simples.

Vejamos alguns benefícios da utilização da TIC:

  • Descentralização do saber;
  • Facilidade para divulgar produções;
  • Formação de redes de estudo e esse é um ponto importante, pois profissionais de educação e alunos podem desenvolver trabalhos em conjunto, mesmo que em países diferentes, sem a necessidade de sair do seu ambiente físico.

Na Educação, a informática é vista como um nova e promissora área a ser explorada e com grande potencial para ajudar nas mudanças dos sistemas educacionais.
Daí a importância de que se reveste a preparação de profissionais no domínio dessas tecnologias, para que se tornem capazes de pensar e de participar ativamente desse processo de mudança (SETTE).

 

Alguns exemplos de recursos que podem ser utilizados:

  • E-mails
  • Lista de discussão
  • Blogs
  • Redes Sociais
  • Programas de mensagens instantâneas
  • Compartilhamento de vídeos
  • E muito mais!

Voltando para a questão pedagógica, como ter um ensino de qualidade? O que é um ensino de qualidade?

Segundo Moran, um ensino de qualidade envolve:

  • Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto e participativo;
  • Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente;
  • Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal

Inovação e Tecnologia

O professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e virtualmente, de avaliá-los.

Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos metodológicos. Uma música? Uma busca na Internet? A escrita de um blog? Existe um universo de possibilidades, basta saber explorá-las.

Diante dessa infinidade de opções, muitas vezes tanto os professores quanto as próprias escolas, podem se sentir um pouco despreparados na elaboração de projetos que integrem os conceitos tecnológicos e pedagógicos. 

É exatamente nesse ponto que também podemos ajudar a você, professor ou instituição de ensino. Se você já tem alguma ideia, mas ainda não encontrou uma forma de viabilizá-la, podemos te ajudar. Se você não tem nenhuma ideia, mas sabe que precisa se atualizar, também podemos te ajudar. 

Podemos desenvolver um projeto completo e adaptar a sua escola ou instituição a esse novo mundo tecnológico, afinal, além da formação na área de sistemas, também possuo ampla experiência na área educacional, atuando como professor há mais de dez anos, além de também já ter sido coordenador de curso, onde adquiri experiência nos processos burocráticos que norteiam o processo educacional.

Comente com o Facebook
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinyoutube
Social tagging: >

Comments are closed.