Consultoria em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

image_pdfimage_print

Consultoria em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é uma questão estratégica em qualquer organização, afinal, ela é um dos meios através dos quais processos podem ser melhorados, resultados otimizados, perdas minimizadas e, em decorrência, a organização se torna mais competitiva.

A TIC não é uma fórmula mágica que, isoladamente, será capaz de resolver a todos os problemas de uma empresa, mas  sim um conjunto de ferramentas de software, técnicas e procedimentos, que aliados a um processo de gestão eficaz, poderá produzir resultados positivos e significativos.

O papel da Consultoria em TIC vai muito além do desenvolvimento de um produto de software, como por exemplo, atuar diretamente nos Processos de Negócios, buscando formas de otimizá-los cada vez mais, auxiliar a criação do Plano Diretor da organização, a implantação e a gestão da Governança em Tecnologia, a elaboração de Políticas de Segurança da Informação, a Análise de Sistemas, entre muitas outras atividades de suporte tecnológicos.

Um dos principais focos do trabalho da Consultoria em TIC é o entendimento dos processos de negócios pois, normalmente, toda a estratégia será proposta com base nesses processos, no sentido de melhorá-los e, com isso, trazer mais competitividade para a organização.

Entendendo melhor um processo de negócios:

  • Planejamento e Estratégia: Fase onde os processos de negócios são definidos. Normalmente é uma fase discutida entre a alta gestão da organização e seus responsáveis.
    Desenho de Processos: Fase onde os processos são mapeados e desenhados, minimizando interpretações incorretas e gerando uma visão detalhada do estágio atual dos processos de negócios.
  • Análise de Processos: Fase posterior ao desenho dos processos. Antes do processo de negócio ser transportado para o sistema, há necessidade de que estes sejam cuidadosamente analisados, pois alguns processos podem sofrer alterações em sua forma. Importante identificar pontos falhos, corrigi-los e, tão somente após, implantar esse processo no sistema.
  • Implantação de Processos: Após a análise do processo de negócios e a certeza de que este foi bem definido e que não contém inconsistências, estes serão transportados para o sistema.
  • Monitoramento e Controle dos Processos: Todos os processos implementados pelo sistema deverão ser constantemente avaliados, revisados e reestruturados, se necessários. Esse monitoramento ocorrerá na forma de gráficos e ferramentas que facilitem a tomada de decisões do gestor, tanto de medidas corretivas quanto preventivas, sendo o foco a atuação nas medidas preventivas.
  • Refinamento dos Processos: Fase que entra em ação após o monitoramento e controle, pois ainda que não haja nenhuma inconsistência que deva ser corrigida, este é o momento onde os processos podem entrar no chamado processo de melhorias contínuas, ou seja, como podem ser cada vez mais eficientes. Esses processos, propositalmente estão representados num círculo, pois as atividades são realmente circulares, repetitivas e constantes.

A Consultoria em TIC é o meio através do qual esses e tantos outros processos serão analisados e otimizados, portanto, ela não é um custo e sim,um investimento, que quando feito por um profissional qualificado, poderá gerar retornos positivos para sua organização.

Comente com o Facebook
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinyoutube
Social tagging:

Comments are closed.