Ser professor

image_pdfimage_print

Ser professor…

 Faz alguns minutos que estou aqui tentando achar uma forma de me expressar sobre o que é ser professor.

Ser professor é muito mais do que saber ensinar, ser professor é muito mais do que partilhar conhecimento, ter didática, etc e tal.

Ser professor não é limitar o conhecimento do aluno e nem prendê-lo sempre ao seu lado, pelo contrário, é um ato de libertação e de preparo do aluno para a vida, fazendo-o com que aprenda a pensar, pois o verdadeiro professor sabe que quando um aluno pensa nada mais o limita.

Atualmente o papel de professor é frequentemente confundido com o papel de pai, de mãe, pois cobra-se do professor aquilo que muitas vezes os alunos não tiveram em casa e é isso que torna o papel do docente, em alguns momentos, pesado. Mas o professor verdadeiro acaba realmente assumindo esse papel de ser um pouco pai, de ser um pouco mãe, naturalmente, não isentando e nem retirando a responsabilidade dos pais biológicos.

Ser professor é um exercício constante de amor e abnegação, pois abrimos mão, em muitas vezes, de coisas pessoais para nos dedicarmos ao ato de ser professor.

Ser professor é também corrigir, às vezes dar broncas, chamar os alunos a realidade, mas isso não tem nada de punitivo, pois o verdadeiro sentido é o de preparar o aluno para a vida, ajudando-os a se tornarem profissionais.

Fico triste ao perceber que alguns dos que hoje ocupam esse papel de professor não partilham mais desse pensamento, fazendo da atividade somente mais uma forma de renda, porém, sem nenhuma afinidade com a essência da profissão.  Cada um sabe das suas necessidades, mas se o objetivo é somente ter um extra, existem tantas outras formas de se obtê-lo e que causariam um impacto negativo muito menor..

Tenho muito orgulho de ser professor e ainda sou daqueles que chega a se emocionar ao ver que um dos meus alunos ou ex-alunos está progredindo, está conquistando seu espaço e que o ajudei, ainda que de forma muito pequena, a conquistar seus objetivos. Penso que não existe melhor recompensa do que ver uma pessoa que passou pelas suas mãos, progredir como pessoa, como profissional e que está levando consigo um pouco daquilo que somos.

Tive a honra de ter excelentes professores ao longo da minha formação e a eles devo minha eterna gratidão, pois hoje, sou um pouco do reflexo de cada um deles,  da forma como me ensinaram a pensar e da forma como me incentivaram, cada um da sua forma. Não tenho como falar com todos, mas meus pensamentos e sentimentos estão com cada um deles.

Professor, sinta  orgulho da sua posição e dedique-se a sua tarefa com muito amor, tenha consciência de que o poder de mudança que você tem nas mãos é enorme e talvez, nem mesmo você, tenha essa percepção ainda.

Parabéns pelo seu dia, pelo nosso dia e que você encontre a cada dia a força que necessita para continuar sua jornada. Essa força não vem de grandes eventos ou acontecimentos, mas de atitudes simples e espontâneas, que vemos todos os dias no local onde mais gostamos de estar, que é a sala de aula!

Comente com o Facebook
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinyoutube
Social tagging: >

Deixe uma resposta