Fofoca Tecnológica

image_pdfimage_print

Sabe aquela tia ou tio fofoqueiros? Ou aquela vizinha que adora inventar uma mentirinha e sair espalhando para todo mundo, como a mais absoluta verdade? Pois é, a Internet está repleta de gente fofoqueira e que adora inventar um boato também, mas por aqui os boatos tem nome próprio, são chamados de HOAX.

Muito parecido com o que acontece na vida real, muitos boatos se propagam de forma inacreditável na rede mundial, sendo eles dos mais variados tipos, alguns, assim como na vida real, até tentam se passar por algo positivo e de valor, mas não são, embora quase nos convençam de que realmente são importantes.

Meu objetivo com esse pequeno artigo é alertar para esse fato, chamar a atenção para uma regrinha de ouro da vida real que também serve aqui: antes de sair espalhando, tenha certeza de que é verdade. Pare com essa mania do “não sei se é verdade, mas na dúvida estou publicando”. Na dúvida, vá checar a fonte e caso não tenha certeza, peça ajuda, mas não banque o fofoqueiro virtual, pois fofoca é fofoca e não é legal nunca, tanto na vida real quanto na virtual.

Um belo exemplo são essas mensagens de que o  Facebook vai divulgar seus dados e caso você não concorde terá que colar um texto na sua timeline dizendo que você não autoriza e blá, blá, blá. Acredite, ninguém do Facebook vai se importar com isso, afinal, o que eles fazem ou não em relação aos nossos dados, estão na POLÍTICA DE PRIVACIDADE, que se você não leu, aconselho que leia, afinal, você concordou com isso quando abriu uma conta nessa rede social. Você já assinou um contrato sem ler? Pois é a mesma coisa! Na dúvida, busque a Política de Privacidade e reforço, protestar no seu mural não vai resolver nada além de te tornar um fofoqueiro virtual.

Existem sites especializados em espalhar essas baboseiras, como por exemplo o e-farsa, entre vários outros. Uma dica: pesquise no site www.boatos.org, pois ele faz um apanhado das principais fofocas virtuais. Veja se sua notícia não é falsa antes de sair espalhando.

Pense na quantidade de lixo virtual que invade nosso espaço todos os dias, na quantidade de informações inúteis que recebemos, não seria melhor usar essa energia com coisas mais úteis?

Agora você já sabe, antes de publicar, colar, compartilhar, pegue essa notícia ou link e coloque no www.google.com.br, já vai ajudar bastante.  Reforçando, na dúvida, por favor, não compartilhe, vá ter certeza primeiro. Nossos olhos e o bom senso agradecem!

Comente com o Facebook
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinyoutube
Social tagging: > > >

Comments are closed.