Sobre o Livro

Facebooktwitter
image_pdfimage_print

numpassado

O livro Num Passado Distante é uma obra de ficção que aborda toda a problemática que atualmente vivenciamos no mundo todo e, em especial no Brasil, sob uma ótica um pouco diferente, pois nossos problemas atuais são discutidos entre um avô, Sr. Orlando e seu neto, Vitor, numa série de conversas no ano de 3174, quando os dois se reúnem com o objetivo do avô explicar para o neto, em alguns encontros, a forma como a humanidade evoluiu, os processos dolorosos pelos quais ela passou até chegar a Era da Luz, que foi a forma como as pessoas passaram a chamar o período pós-sofrimento.

A obra é uma narrativa em forma de encontros  onde, a cada encontro, neto e avô discutem um capítulo da história da humanidade, um acontecimento que vai da política a religião, passando pela educação e outras questões do dia a dia. Num dado momento eles tratam do fim da Era das Trevas, que é a forma como o nosso atual momento passou para a História e ficou conhecido,  um período de muito sofrimento onde o ser humano experimentou a dor e a privação extrema, um período onde a humanidade foi praticamente extinta e onde os poucos sobreviventes tiveram a árdua tarefa de reconstruir um mundo melhor, tomando muito cuidado para não repetir as mesmas falhas já cometidas.

O quase “fim do mundo” não ocorreu por fatores inusitados, mas sim, pelo próprio descaso do ser humano com o mundo em que habita, pela falta de cuidado com os recursos naturais, que foram minando, com a ganância desenfreada pelo poder e pelo dinheiro, que aos poucos, foram destruindo a sociedade e gerando uma animosidade perversa e destruidora, guerras e armas cada vez mais sofisticadas também contribuíram para a degradação da humanidade até o ponto dela praticamente se extinguir.

Não restando mais nada para se perder, pois tudo já havia sido retirado do ser humano, ele não teve alternativa a não ser começar o processo inverso, ou seja, a reconstrução do mundo e todo esse ciclo também é narrado em forma de encontros, onde as novas percepções do ser humano em relação ao mundo começam a ser entendidas de uma forma bastante diferente, novos valores vão se firmando, em meio ainda a muita dor e sofrimento, mas que acabam, após alguns séculos de muita luta, se firmando e o passado se torna um legado precioso, que jamais deve ser esquecido, pois é a garantia de não voltar a repetir os mesmos erros.

Os personagens centrais dessa trama e que dão vida a história são Giuseppe, um dos poucos sobreviventes italianos e sua amada Francisca, descente de brasileiros, que também foi uma das poucas sobreviventes da sua família. Eles se encontram no exato momento em que as pessoas começavam a traçar planos para reestruturar a humanidade. A história dos dois mostra uma ligação entre almas, muito profunda e que sobrevive a tudo e transcende por gerações, sendo que seus filhos vão dar sequência ao trabalho iniciado por eles e, mais ao final da história, chegam até o sr. Orlando e seu neto, Vitor, que são seus descentes diretos. Um pouco de suspense e espiritualidade envolve a história deles e termina num desfecho inesperado.

Ao mesmo tempo em que aborda questões triviais, como a rotina e o estilo de vida dos habitantes dessa nova Era, o livro também aborda questões mais profundas, como a necessidade de transformação das pessoas, de uma mudança de postura e comportamento e mostra como chegar a essas mudanças não foi um processo fácil.

Embora seja uma ficção, a evolução científica e tecnológica abordadas no enredo não foge a tudo o que realmente possa acontecer num futuro, talvez, nem tão distante. Trilhando esse caminho lento e doloroso do processo evolutivo, a trama vai levando o leitor à percepção de uma nova era, que vai se construindo aos poucos, com mudanças profundas em algumas áreas e, por outro lado, trazendo o resgate de muitos valores atuais que se perderam ao longo da caminhada evolutiva.

A narrativa chega ao fim mostrando que um longo e infinito caminho ainda existe pela frente, mas que é possível de ser trilhado e que novos conhecimentos sempre irão chegar e trazer reflexões e mudanças na forma como nos relacionamos e em como nos harmonizamos com o mundo em que vivemos.

Conheça aqui um pouco da história

 

Se você gostou da história e quiser contribuir com o autor, faça sua doação pelo botão do PagSeguro, logo abaixo.

Toda doação é bem vinda e agradeço de coração!


Comente com o Facebook
Facebooktwitter

Leave a Reply